O Curso
Nas últimas décadas, em razão da maior conscientização das pessoas e das empresas sobre seus direitos, ocorreu um expressivo aumento de litígios que são levados ao Poder Judiciário para que haja uma justa decisão. A cara e demorada tramitação dos processos judiciais acabou por frustrar as expectativas de muitos, porém mostrou a possibilidade de que os conflitos possam ser resolvidos por meios extrajudiciais, sendo que essa tendência se refletiu em nossa legislação.
Esses métodos, sobretudo a mediação, a conciliação e a arbitragem, podem ser conduzidos, em regra, por qualquer pessoa, sendo que a grande tônica desses procedimentos é a busca de uma rápida e econômica solução dos litígios, com maior participação das pessoas envolvidas.
Não é sem razão que esses métodos são utilizados largamente no mundo empresarial, inclusive por organizações internacionais voltadas à solução de litígios que, muitas das vezes, envolve empresas situadas em países diversos.
Além das atividades empresariais, a conciliação, a mediação e a arbitragem têm claro espaço de atuação na solução de questões que envolvem litígios com o consumidor, a Administração Pública, trabalhistas e as questões familiares, dentre diversas outras.
Mercado de Trabalho
Afinal, qual o mercado de trabalho para quem faz Conciliação, Mediação e Arbitragem?
Há vagas para esse especialista em empresas focadas na prestação desse serviço, em câmaras privadas e até em empresas que utilizam os métodos dentro de seus departamentos.